Ao lado direito vocês podem escolher o tipo de texto que procuram, dos mais sérios aos mais pessoais.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Leitura e interpretação

Poucas palavras devem ser escritas, mesmo quando se tem muito a dizer.
O que foi escrito não foi feito para ser entendido, mas para ser interpretado.
E a interpretação não segue uma lógica, mas o interesse de quem lê.
Quem lê é partidário de alguma coisa, mesmo que seja o contrário do que é lido.
Então, o que é lido não conta o que foi escrito, mas o que você quer ouvir.

sexta-feira, 4 de março de 2011

A vida é única e curta demais, então dê o seu melhor

Ainda acho que essa frase fica mais bonita em inglês “Life is short and unique, so give it your best shot”. Não sei se eu falei isso, se eu li isso em algum lugar ou se foi um mix dos dois. Enfim, o fato é esse não temos tempo a perder, hoje nós estudamos e trabalhamos feito loucos para que? Eu te digo... para SOBREviver e não para viver.
Chega um momento da vida em que precisamos ir além. Não dá para ser mais o adolescente irresponsável, não dá mais para ser o universitário inconseqüente, não dá mais para ser o estagiário preguiçoso. Da mesma maneira vai chegar um momento em que não dará mais para ser só o funcionário competente, não dará para ser apenas um pai liberal, não dará mais para ser um avô ranzinza. Nós somos sempre empurrados para frente. Crescemos e aprendemos a ser extremamente responsáveis, a planeja o futuro, a programar as nossas diversões a fazer... espera, o que eu acabei de escrever? Programar nossas diversões? É, até isso.
Quantas viagens loucas você fez na faculdade? Eu, por exemplo, peguei o carro e uns amigos, atravessei o estado para ir para Americana no InterUNESP e dormi no carro mesmo, em quatro, com frio. Ou muito menos que isso, quantas vezes você se enfiou em uma festa de última hora, que te chamaram meia hora antes de começar e você se divertiu pra cacete?
A liberdade vai minguando com a idade. Será mesmo? Você tem mais responsabilidades, definitivamente, mas você simplesmente esquece que não há só responsabilidades na vida, mas prazeres também.
Desde que eu me entendo por gente coloquei na minha cabeça que fim de semana é sagrado. Eu não mexo um dedo se isso for contra meus votos de me divertir ao máximo, descansar se preciso, ou simplesmente não fazer. Obviamente temos aqueles domingos de prova na segunda, na primeira aula, da matéria mais difícil. Talvez ai esteja uma exceção. Mas hoje, formado, trabalhando, vou chegar cedo no domingo, passar o dia em casa, não beber, não sair só porque segunda eu trabalho? Não mesmo. Vou deixar de pegar um feriado, viajar mesmo se tiver uma reunião as 8 da manhã no pós feriado? Não mesmo. Do mesmo jeito que eu me imponho a realizar minhas responsabilidades, eu imponho a elas que aceitem meus prazeres.
Quem nunca ouviu falar de stress? É a doença da moda, quer uma solução? Larga seu monitor de lado, pega o carro, desce pra praia. Larga seu celular em casa, pega uma troca de roupa e vai acampar. Pega uma segunda feira pós expediente e, ao invés de jantar, toma uma cervejinha ouvindo um som. Faça alguma coisa além da sua responsabilidade. Aproveite o que ainda resta do seu tempo, mesmo se não restar nenhum, eu tenho certeza que sempre há um espacinho onde você consegue encaixar a leitura de um livro de seu gosto, a corrida pelo bairro, o banho demorado de banheira. Mas principalmente, aventure-se. Como você sempre se aventurou e se você nunca se aventurou, está ficando tarde para começar, então simplesmente viva mais.
Como? Comece hoje! Véspera de carnaval! Saia, pegue aquele trânsito horroroso, ligue o som do carro e dirija sem rumo. Veja a onde o vento te leva e fique por lá. “Mas eu to sem dinheiro” então fique em São Paulo mesmo e procure o que fazer, você vai achar. “Mas eu tenho trabalho pra entregar e coisas para fazer” depois, agora é carnaval. Agora é a única data do ano (além do réveillon e natal) que ninguém vai dar bola pra você caso você toque o foda-se. Então TOQUE O FODA-SE.
A vida é essa, não temos outra e, pra quem acredita que temos, não vamos lembrar dessa, assim como não lembramos das outras. Tudo que você fizer aqui, só poderá ser feito aqui. E amanhã, quem sabe? É hoje que eu vou pegar as minhas coisas e tocar o foda-se, porque amanhã ninguém precisa se preocupar. Amanhã não existe ainda, então não faça planos hoje. Viva hoje e amanhã você pensa nisso.
Se você mantive-se preso a um mundo de deveres, quando chegar aos 70 vai ser aquele avô ranzinza. Aventure-se a sentido da vida é dar sentido a ela. Tenha prazer, não interessa como, cada um de nós tem prazer em fazer uma coisa diferente. Então faça o que for, faça pelo seu bel prazer.
Amanhã a gente se preocupa com o resto.