Ao lado direito vocês podem escolher o tipo de texto que procuram, dos mais sérios aos mais pessoais.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Esquerda? Será?

Li em um blog (Largado em Guarapari) a seguinte piada e resolvi posta-la aqui para que nós discutissemos sobre o assunto.

-----------------------------------------------------

Uma universitária cursava o sexto semestre da Faculdade. Como é comum no meio universitário, pensava que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza.Tinha vergonha do fato de seu pai ser de direita e, portanto, contrário aos programas e projetos socialistas que previam dar benefícios aos que não mereciam e impostos mais altos aos que tinham mais dinheiro. Um dia, decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórico e a dialética de Marx, procurando mostrar-lhe que estava errado ao defender um sistema tão injusto como o da direita.
No meio da conversa o pai perguntou:
- Como vão as aulas?
- Vão bem, respondeu ela. A média das minhas notas é 9, mas me dá muito trabalho consegui-las. Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente.
O pai prosseguiu:
- E a tua amiga Sônia, como vai?
Ela respondeu com muita segurança:
- Muito mal. A sua média é 3, principalmente, porque passa os dias em shoppings e em festas. Pouco estuda e algumas vezes nem sequer vai às aulas. Com certeza, repetirá o semestre.
O pai, olhando nos olhos da filha, aconselhou:
- Que tal se você sugerisse aos professores ou ao coordenador do curso para que sejam transferidos 3 pontos das suas notas para as da Sônia. Com isso, vocês duas teriam a mesma média. Não seria um bom resultado para você, mas convenhamos, seria uma boa e democrática distribuição de notas para permitir a futura aprovação de vocês duas.
Ela indignada retrucou:
- Por quê?! Eu estudei muito para conseguir as notas que tive, enquanto a Sônia buscava o lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa.S
eu pai, então, a abraçou, carinhosamente, dizendo:
- Bem-vinda à direita!!!

--------------------------------------------------------

Então, achei essa piada bem simbólica da briga Capitalismo x Socialismo.
Obviamente, vivemos em um mundo capitalista e quem disser q é socialista, comunista e afins, está mentindo. Essas pessoas, no máximo, apoiam a ideia. Até porque, qualquer um que tentar viver fora do capitalismo hj, ou muda pra Cuba (q já já vai virar capitalista) ou vai morrer de fome. Essa é a realidade, e não minha opinião. Mas acredito que essa ilustração em piada seja um pouco exagerada, visto que no Socialismo Utópico haveria interesse e prazer tanto pelo estudo quanto pelo simplismo. Não existiria essa coisa de "eu estudei mais, então mereço mais". O que torna a visão socialista uma vertente inalcansável hoje em dia é o simples fato dela precisar obrigatoriamente da boa vontade, boa visinhança, boa fé, bondade etc etc etc. E eu sou pessimista quanto ao lado bom das pessoas. Existe? Sim, mas já aprendemos a mentir, já aprendemos a negligenciar, procrastinar, reclamar, querer sempre mais. Talvez essa ideia seja alcançável em uma nova civilização, virgem, intocada e que, definitivamente, não são crias de Adão e Eva (não que eu seja religioso, mas a primeira coisa q esses dois fizeram foi descumprir uma regra, mas isso é outra discussão).
Enfim, essa piada ilustra o porquê da esquerda não ter dado, não dar e não dará certo no mundo como conhecemos.

Ps: Minhas opiniões não são absolutas e todo tipo de discussão positiva é sempre bem vinda. Não faço ofensas a ninguém com o meu texto e espero que ninguém tome como ofensas. Minha postura é capitalisma mesmo, faço administração de empresas, mas estudei o socialismo e sei seus prós e suas debilidades. Quanto a religião, provavelmente haverá um post sobre isso.

Um abraço a todos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

"Snoocado"

Atrás de mim uma parede. Indestrutível, imutável e irrevogável. Conceitos, valores, leis, regras, ordens, posições, estruturas, tradições. E nunca me perguntaram o que eu achava disso tudo. Quando eu cheguei, esperava algo interessante, aberto à minha opinião e interessado na minha postura. Quando cheguei procurava um lugar tranquilo, simples e compatível com o meu desejo de ser feliz. Mas tente falar que as coisas estão erradas e que nada disso deveria ser assim. Louco Comunista. Desmiolado. Anti-cristo. E nem me perguntaram se eu estava feliz com tudo isso.

Do meu lado uma outra parde. Um direcionamento cultural, político, religioso e assim de tudo, moral. Sem escolhas, a criança é o que os pais mandarem ser. Ai dela se, extremistamente, achar interessante comer Mc Donalds (apresentado a ela em algum um filme) lá na India. Eu não quero ser essa criança quando pedir um BigMc para o pai. Pobrezinha. Para os leigos, vacas são sagradas na Índia. Cultura. E essa parede faz seus valores serem pré moldados antes do seu total entendimento sobre valores.

Do outro lado eu vejo um buraco. É fácil fugir de tudo isso, mas você entra em um ciclo vicioso de novo. Afinal de contas, se você não gostar do modelo, tem outros modelos já prontos para você escolher. Anarquista. Rippie. Drogado. Naturalista. Tudo pré moldado, tudo "Made In Someone else's head", alguém pensou isso por você, você gostou e ta seguindo. Hj em dia é bem dificil pensar em algo novo e impensado. Então, varie. Dificil vai ser escolher entre as milhares de variações já prontas para você seguir.

E por fim, olhando pra frente, a fantasia. Por que viver tudo isso? Vamos criar nosso próprio mundo, com nossas próprias regras, nossas própria culturas. Vamos criar nossos próprios valores e viver de acordo com eles. Sem ser limitado aqui e ali por valores alheios, culturas alheias, opiniões alheias.

Snoocados por um conjunto de caminhos certos estipulados pelos outros e um conjunto de caminhso errados também já estipulados pergunto: realmente nossa opinião faz tanta diferença? se (usando o conceito religioso mais abrangente) recebemos o livre arbítrio divino, quer dizer q podemos escolher limitar esse arbítrio alheio e eles ao noso?

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Um Breve Olá

Sem demoras e sem criatividade, o primeiro post desse blog é quase em branco. Quase, porque eu estou postando, mas em branco por não trazer nada de útil.

É apenas um informal "olá" e só.

Em breve terei a dignidade de postar algo útil ou que pelo menos seja de algum bom gosto.