Li em um blog (Largado em Guarapari) a seguinte piada e resolvi posta-la aqui para que nós discutissemos sobre o assunto.
-----------------------------------------------------
Uma universitária cursava o sexto semestre da Faculdade. Como é comum no meio universitário, pensava que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza.Tinha vergonha do fato de seu pai ser de direita e, portanto, contrário aos programas e projetos socialistas que previam dar benefícios aos que não mereciam e impostos mais altos aos que tinham mais dinheiro. Um dia, decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórico e a dialética de Marx, procurando mostrar-lhe que estava errado ao defender um sistema tão injusto como o da direita.
No meio da conversa o pai perguntou:
- Como vão as aulas?
- Vão bem, respondeu ela. A média das minhas notas é 9, mas me dá muito trabalho consegui-las. Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente.
O pai prosseguiu:
- E a tua amiga Sônia, como vai?
Ela respondeu com muita segurança:
- Muito mal. A sua média é 3, principalmente, porque passa os dias em shoppings e em festas. Pouco estuda e algumas vezes nem sequer vai às aulas. Com certeza, repetirá o semestre.
O pai, olhando nos olhos da filha, aconselhou:
- Que tal se você sugerisse aos professores ou ao coordenador do curso para que sejam transferidos 3 pontos das suas notas para as da Sônia. Com isso, vocês duas teriam a mesma média. Não seria um bom resultado para você, mas convenhamos, seria uma boa e democrática distribuição de notas para permitir a futura aprovação de vocês duas.
Ela indignada retrucou:
- Por quê?! Eu estudei muito para conseguir as notas que tive, enquanto a Sônia buscava o lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa.S
eu pai, então, a abraçou, carinhosamente, dizendo:
- Bem-vinda à direita!!!
--------------------------------------------------------
Então, achei essa piada bem simbólica da briga Capitalismo x Socialismo.
Obviamente, vivemos em um mundo capitalista e quem disser q é socialista, comunista e afins, está mentindo. Essas pessoas, no máximo, apoiam a ideia. Até porque, qualquer um que tentar viver fora do capitalismo hj, ou muda pra Cuba (q já já vai virar capitalista) ou vai morrer de fome. Essa é a realidade, e não minha opinião. Mas acredito que essa ilustração em piada seja um pouco exagerada, visto que no Socialismo Utópico haveria interesse e prazer tanto pelo estudo quanto pelo simplismo. Não existiria essa coisa de "eu estudei mais, então mereço mais". O que torna a visão socialista uma vertente inalcansável hoje em dia é o simples fato dela precisar obrigatoriamente da boa vontade, boa visinhança, boa fé, bondade etc etc etc. E eu sou pessimista quanto ao lado bom das pessoas. Existe? Sim, mas já aprendemos a mentir, já aprendemos a negligenciar, procrastinar, reclamar, querer sempre mais. Talvez essa ideia seja alcançável em uma nova civilização, virgem, intocada e que, definitivamente, não são crias de Adão e Eva (não que eu seja religioso, mas a primeira coisa q esses dois fizeram foi descumprir uma regra, mas isso é outra discussão).
Enfim, essa piada ilustra o porquê da esquerda não ter dado, não dar e não dará certo no mundo como conhecemos.
Ps: Minhas opiniões não são absolutas e todo tipo de discussão positiva é sempre bem vinda. Não faço ofensas a ninguém com o meu texto e espero que ninguém tome como ofensas. Minha postura é capitalisma mesmo, faço administração de empresas, mas estudei o socialismo e sei seus prós e suas debilidades. Quanto a religião, provavelmente haverá um post sobre isso.
Um abraço a todos.
SINTO FALTA
Há 10 anos
6 comentários:
A principio não existe mais hoje em dia a linha que separa o socialismo do capitalismo. Esses conceitos são relativamente gastos e fazem daqueles que os limita estarem encima do murro.
Vejamos, todos nós, mesmo aqueles que acham que as idéias socialistas deveriam prevalecer, são capitalistas e desfrutam das descobertas capitalistas. A diferença pode estar na maneira como elas são vistas, me agrada alguns conceitos socialistas, como também me satisfazem outros capitalistas, porém para que aja uma sociedade totalmente socialista, teríamos que morrer todos, e nascer tudo de novo. E se por acaso isso acontece ainda assim teríamos grande chance de dar errado. Por quê? Porque o ser humano em sua essência é imprevisível, algum espertinho mais pra frente mostraria alguma característica capitalista levando ao que já conhecemos.
È hipócrita dizer que devemos lutar por um mundo socialista, desde que o mundo é o que é, composto por seres humanos que ate hoje são questionáveis, não podemos crer que será diferente.
Não sei se fui muito clara. rs
Claríssima Bárbara
E é exatamente o q eu tendo dizer no meu texto... utopias atras d utopias nunca levam a lugar nenhum...
vamos continuar vivendo nesse mundo mesmo q não gostemos, então é melhor aceitar isso td (dentro do q for correto e saldavel para nós)
Esse papo dá bastante pano pra manga. Meus ideais são anarquistas, mas estou inserido em um contexto, antagônico a minha idéia. Vivo por opção e quero ter prazer. Resta-me o que fazer, então? “Não faça ao outro o que gostaria que fizessem a você”. Essa máxima do anarquismo não é uma pratica no capitalismo. Não sei se seria no próprio sistema anárquico. Não havendo sistema, pois é anárquico. Podemos dizer, modo de organização social. Não sendo uma organização. Então, uma forma de agrupamento. Agrupamento? Não sei como caracterizar. Mas é! O ser humano sendo o que é. É isso! O capitalismo, a partir de suas limitações em prol a manipulação da maioria, como base de sustentação de uma minoria, torna o homem um sujeito alheio a si próprio. Perde-se a sua condição de ser um ser humano. Sua condição ser simplesmente ser o que é. Critico o capitalismo por inserirem as pessoas em um processo de desumanizarão. Carlitos retratou bem essa condição em seu filme sobre o operário (não me recordo do título), enfim, é desumanizador uma linha de produção, voltar pra casa todos os dias esgotado, assistir uma novelinha tosca para manter a mente alienada e no Domingo assistir Faustão. Tudo para fazer com que o sujeito não entre em contato com sua realidade, pois senão dará um tiro na própria cabeça ou atirará em alguém.
A lógica do capitalismo é que me assusta. O discurso pelo discurso, como faço aqui, não trará modificação alguma. Se no amanhã eu não trabalhar em uma linha de produção ou não montar uma empresa de linha de produção, terei feito alguma coisa, por exemplo. Logicamente, sem assistir Faustão ou novelinhas. Sem me estender, me preocupo com o BOI! Boi Boi Fui!
Que vivemos em mundo capitalista é fato... E as utopias de um dia chegarmos ao socialismo pleno nunca existirão de verdade...
Como disse a Bárbara, o ser humano é imprevisível e tenta se destacar em tudo o que faz, por si só o ser humano já é capitalista em pensamento... Falando sobre Cuba... Fidel Castro fechou as portas de Cuba para o mundo e os cubanos que tem a oportunidade de sair de lá não pensam duas vezes...
O capitalismo é uma tendência natural da sociedade e hoje em dia é o modelo ideal para toda a sociedade... Quem sabe o que nos aguarda no futuro? Neo-Liberalismo talvez?
Assim como no século XV a monarquia era o regime ideal, temos agora o capitalismo, porém o ser humano é volátil e não consegue parar de mudar, portanto volto a dizer... "Quem sabe o que nos aguarda no futuro?"
Um liberalismo talvez, mas continuaremos com o desejo d grandeza, faz o nosso estilo. Sempre foi assim, desde os, como o nome ja diz, Grandes Impérios. O q pode mudar é forma de obetr essa grandeza, ja tivemos colonizações, religiões, guerras, ditaduras... agora é o mercado financeiro (Le-se "ter cada vez mais dinheiro")e o poder d influência. Qual será o próximo?
Essa discussão é realmente complexa, porque além de um sistema que seleciona as pessoas pelo seu valor $, estamos inseridos em uma soicedade que forma homens PODRES, desde que nascemos queremos, sempre queremos. O consumo comanda nossas vidas, começando pelo Papai Noel e por aí vai... Passamos a necessitar de coisas banais e sem nenhuma serventia. Temos o ship do capitalismo implantados em nós. Se um dia fosse possível chegarmos a outro regime, provavelmente existiria o "espertinho" para se dar melhor. Talvez necessitemos de uma reforma no próprio capitalismo, sem alteração do regime, mas antes de tudo precisamos de uma reforma no próprio homem
Postar um comentário