Ao lado direito vocês podem escolher o tipo de texto que procuram, dos mais sérios aos mais pessoais.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

"Snoocado"

Atrás de mim uma parede. Indestrutível, imutável e irrevogável. Conceitos, valores, leis, regras, ordens, posições, estruturas, tradições. E nunca me perguntaram o que eu achava disso tudo. Quando eu cheguei, esperava algo interessante, aberto à minha opinião e interessado na minha postura. Quando cheguei procurava um lugar tranquilo, simples e compatível com o meu desejo de ser feliz. Mas tente falar que as coisas estão erradas e que nada disso deveria ser assim. Louco Comunista. Desmiolado. Anti-cristo. E nem me perguntaram se eu estava feliz com tudo isso.

Do meu lado uma outra parde. Um direcionamento cultural, político, religioso e assim de tudo, moral. Sem escolhas, a criança é o que os pais mandarem ser. Ai dela se, extremistamente, achar interessante comer Mc Donalds (apresentado a ela em algum um filme) lá na India. Eu não quero ser essa criança quando pedir um BigMc para o pai. Pobrezinha. Para os leigos, vacas são sagradas na Índia. Cultura. E essa parede faz seus valores serem pré moldados antes do seu total entendimento sobre valores.

Do outro lado eu vejo um buraco. É fácil fugir de tudo isso, mas você entra em um ciclo vicioso de novo. Afinal de contas, se você não gostar do modelo, tem outros modelos já prontos para você escolher. Anarquista. Rippie. Drogado. Naturalista. Tudo pré moldado, tudo "Made In Someone else's head", alguém pensou isso por você, você gostou e ta seguindo. Hj em dia é bem dificil pensar em algo novo e impensado. Então, varie. Dificil vai ser escolher entre as milhares de variações já prontas para você seguir.

E por fim, olhando pra frente, a fantasia. Por que viver tudo isso? Vamos criar nosso próprio mundo, com nossas próprias regras, nossas própria culturas. Vamos criar nossos próprios valores e viver de acordo com eles. Sem ser limitado aqui e ali por valores alheios, culturas alheias, opiniões alheias.

Snoocados por um conjunto de caminhos certos estipulados pelos outros e um conjunto de caminhso errados também já estipulados pergunto: realmente nossa opinião faz tanta diferença? se (usando o conceito religioso mais abrangente) recebemos o livre arbítrio divino, quer dizer q podemos escolher limitar esse arbítrio alheio e eles ao noso?

5 comentários:

Marcel Ferraz disse...

Tudo já está pré-moldado. Para nos inserirmos neste contexto devemos seguir regras muitas vezes ilógicas. Tudo está calcado em juízo de valores. Há um movimento em prol a massificação de tais valores. Desrespeita-se o indivíduo e seus conceitos a favor da massa. Sendo que a massa também foi corrompida. Há uma entidade maior que dita o certo e o errado, o que se deve ou não fazer, sem permitir seu questionamento. Logicamente há valores universais, coisas que são inerentes ao ser humano. Mas poderíamos viver com base em uma frase: "Não faça ao outro o que você não gostaria que fizessem a você".
Compartilho de suas concepções!

Colocarei seu blog na minha lista!

M.K disse...

eu posso pensar 20 vezes antes de ler xD?

Unknown disse...

profunda e ótima reflexão...

Vivemos sempre dentro dos moldes da sociedade, vivenciando regras que nos prende e nos limita, vivendo à sombra de mitos e pseudo heróis. São poukos akeles que tem coragem de enfrentar esses mitos e derrubar esses moldes.

вαrвαrα α disse...

Cara eu penso nisso sempre! O que somos, porque não diferente, porque assim ou assado?
A verdade é que como já dizia Lavousier , grande quimico antigo, " Nada se cria, nada se perde, tudo se trasforma. "
Mesmo ele falando da lei da conservação da materia, podemos aplica-la hoje, em seu texto.

Gostei do texto. Queria poder pensar um pouco mais, e postar outro comentário depois.

João Pedro disse...

Tem todo o tempo do mundo para pensar Bárbara!